top of page

Resultados Práticos

Conclusões

FEUPSim:

Ferramenta desenvolvida

no âmbito desta

Dissertação

(inclui exemplos)

FEUPAutom: Ferramenta atualizado no âmbito desta Dissertação

Documentação PT:

1) Manual Completo

2) Manual Prático    

3) Guião Exemplos  

 

 

Documentação EN:

1) Manual Completo

2) Guião Exemplos 

 

Avaliação dos Resultados 

FEUPSim:

Todos os requisitos funcionais foram implementados na aplicação, de entre os enunciados destacam-se o facto de possuir vários tipos de objetos passíveis de simular, a possibilidade de gravação e leitura de simuladores e a integração com o FEUPAutom. Foram ainda desenvolvidas bastantes funcionalidades extra não pensadas inicialmente, tal como: a personalização dos objetos, a existência de sensores que pegavam ``fogo'' e a possibilidade do simulador ser independente do FEUPAutom para certo tipo de testes.

 

Quanto aos requisitos não funcionais existe, uma maior dificuldade na avaliação os resultados obtidos e, por isso, foi realizado um inquérito a um grupo de estudantes, que será apresentado de seguida. Os únicos requisitos não funcionais que podem ser avaliados sem a necessidade  é a existência do manual de instruções e do caderno de exemplos

 

Os Resultados dos inquéritos efetuados sobre a aplicação estão presentes nas seguinte figuras:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A última pergunta do questionário era de resposta aberta onde se pedia aos estudantes a sua opinião geral e quais eram, a seu ver, os pontos fortes e os pontos fracos do FEUPSim. Parte dos testemunhos dados pelos estudantes são aqui apresentados:

 

  •  "A ideia de criar facilmente um simulador foi muita boa, gostei do manual por ser simples e incidir no essencial. Em geral é bastante positivo e funcional. Porém tem muito por onde crescer e espero que assim aconteça"

  • "O FEUPSim está um programa simples, no entanto cumpre bem a sua função e o seu objetivo. Penso que qualquer aluno poderá facilmente entender o seu funcionamento e em algumas horas aprender a trabalhar com ele a 100\%. Bom Trabalho!"

  • "Boa ferramenta adicional que permite mais interatividade o que nos dá mais incentivo para realizar as nossas simulações"

  • "A função ctrl-z faz falta, mas penso que não seja indispensável. Uma possível integração com o FEUPAutom seria uma mais valia para os dois softwares."

  • "Pontos fortes: ambiente gráfico. Pontos fracos: ligação ao FEUPAutom"

  • "INCRÍVEL! Gostaria de ver, numa versão mais avançada, a opção de rodar os objetos em torno de um eixo que não apenas o seu centro, com o utilizador a escolher as coordenadas (ou até clicar no ponto) do eixo pretendido. Isto permitiria, por exemplo, fazer um pêndulo."

  • "Na minha opinião a funcionalidade principal está bem desenvolvida. O FEUPSim funciona sem problemas e permite testar um grande leque de sistemas simples."

  • "Se o FEUPAutom já era uma forte ferramenta de aprendizagem, o FEUPSim é um dos melhores \textit{upgrades} que se poderia obter. Tem simplicidade de adaptação e utilização sendo, ao mesmo tempo,s possível explorar a complexidade de ambientes simulados ao sabor da imaginação e criatividade do utilizador. Poder observar uma simulação dinâmica ao invés de apenas ver "luzes" associadas ao valor booleano das variáveis é, sem dúvida, um ponto forte."

 

Todo feedback recolhido foi no geral positivo, com vários louvores ao facto da simplicidade inerente ao FEUPSim não prejudicar a sua utilidade e possibilidade de criação de diferentes simulações, tanto por parte dos estudantes como dos professores no ensino de Sistemas e Automação.

 

FEUPAutom:

Em suma, o FEUPAutom encontra-se atualmente muito mais próximo de se tornar um programa verdadeiramente multi-plataforma. A migração para Lazarus e todas as adaptações realizadas aos módulos essenciais, permitiram que o FEUPAutom seja agora um programa que pode continuar o seu desenvolvimento, livre de limitações impostas pelo o IDE, uma vez que o Lazarus está em constante atualização e encontra-se muito mais evoluído que o ``velhinho'' Delphi 7 ,que era usado até agora.

 

 

A busca por alternativas gratuitas de software para uso educacional é cada vez mais dificultada, tanto pela sua inexistência, como pela crescente adoção de sistemas de subscrição para uso das aplicações. Sendo cada vez mais importante avaliar e gerir da melhor forma o dinheiro disponível nos cursos de ensino superior, a opção pelo desenvolvimento de ferramentas específicas para os estudantes torna-se mais atrativa.


O principal objetivo desta dissertação prendeu-se com a desenvolvimento de uma ferramenta que permitisse a criação de Simuladores/SCADAs, por parte de estudantes e professores. Tal ferramenta devia estar intrinsecamente ligada ao FEUPAutom e possibilitar a simulação da maior quantidade de cenários possíveis. Para cumprir todos os requisitos propostos, o projeto foi desenvolvido por forma a tornar a ferramenta o mais genérica possível, deixando a cargo do utilizador o processo de desenho das simulações. Dentro de todas as funcionalidades implementadas no FEUPSim, destacam-se a diversidade de objetos passíveis de simular, a simplicidade da interface, o sistema de colisões implementado, o histórico de eventos e ainda a facilidade de gravação/leitura das simulações criadas. Com estas funcionalidades foi possível criar diversas simulações para
testes da ferramenta, tendo estas se revelado um sucesso a nível de exemplo para os estudantes. Para além disso, estes testes podem ser considerados uma prova da viabilidade do uso do FEUPSim na indústria como um SCADA, dada a sua possibilidade de funcionar remotamente do centro de controlo. É ainda de referir que todos os requisitos e objetivos inicialmente propostos foram cumpridos e validados, tanto pela a análise crítica efetuada, como pelos estudantes da UC.

 

 Na atualização do FEUPAutom para Lazarus foram encontradas dificuldades devido, principalmente, à inexistência de diversas bibliotecas que eram utilizadas na versão antiga programada em Delphi. Todos os problemas foram resolvidos, quer por criação de novos métodos e algoritmos, quer por uso de novas bibliotecas. Desta forma garantiu-se que o FEUPAutom se encontra apto a posteriores desenvolvimentos e mais próximo de se tornar um programa multi-plataforma. 

 

Uma das mais importantes decisões tomadas nesta Dissertação prendeu-se com ambiente de desenvolvimento escolhido. No final, a escolha pelo o Lazarus revelou-se em tudo acertada uma vez que, embora as duas aplicações tenham sido desenvolvidas sob o SO Windows, o FEUPSim já compila em Linux e o FEUPAutom está em testes nesta plataforma. Futuramente, ambas as aplicações deverão correr nos três maiores sistemas operativos: Windows, Linux e Mac OS X.


Por todos os resultados obtidos, é possível constatar que os estudantes, de facto, têm muito a ganhar com o desenvolvimento de ferramentas criadas de acordo com as suas necessidades e que esta solução é viável no mundo educacional. Ambas as ferramentas abordadas nesta Dissertação surgiram de diferentes necessidades dos estudantes da UC de Sistemas de Automação e foram recebidas por estes como um fator decisivo na sua aprendizagem.


Em suma, pode ser concluído que todos os objetivos propostos foram cumpridos e que a aplicação criada é de facto uma mais-valia para o ensino da UC de Sistemas e Automação.
 

Resultados Intermédios:

bottom of page